As trends, ou tendências, tendem a acelerar o nosso ritmo de consumo assim como vieram contribuir para uma certa política de descarte, assim que outra aparece e rouba o spotlight.
Mas depois há o outro lado. Trazem-nos outros P.O.V.’s que nos fazem pôr em perspectiva os nossos próprios comportamentos e quem sabe substituí-los por outros melhores, mais mindful. E esta é a magia de estarmos em constante evolução (e da Internet), porque só muda de ideias quem as tem.
E esta introdução serve para dizermos que sim, ainda vale. Vamos explicar porquê.
Como surgiu?
A trend “very demure, very mindful” no TikTok ganhou popularidade graças à criadora de conteúdo Jools Lebron, também conhecida como @joolieannie. Num vídeo publicado no início de agosto de 2024, Jools fala de forma divertida sobre como se apresenta no trabalho de forma recatada e atenta, usando a frase “very demure, very mindful”, para descrever o seu estilo e postura profissional. A frase pegou, inspirando muitos e muito famosos outros usuários a criarem vídeos em que comentam situações quotidianas com o toque de “discrição” e “consciência”, com alguma ironia.
Na era do empoderamento feminino, em que todas as mulheres podem ser quem e o que quiserem, a tendência reflete um comportamento moderado e autoconsciente, mas com uma pitada irónica, tornando-se numa sátira do ideal de comportamento perfeito no trabalho e em público.
E com isto, enquanto este ainda for o “ideal” (muitas aspas aqui) de comportamento feminino em algumas realidades, de sermos “mais recatadas e do lar”, esta trend é MUITO importante.
Por outro lado, se a quisermos romantizar, poderá também ser uma resposta ao nosso estilo de vida hiperexposto e acelerado. Acaba por ser um convite ao slow living, no nosso lifestyle, até na forma como nos vestimos. A verdade é que o “mindful”, é uma postura muito além da roupa. Envolve o nosso mindset, de nos desconectarmos do excesso, dos estímulos constantes e da pressão para “sermos sempre mais”. É um convite para quem quer celebrar o essencial, viver com leveza e procurar um estilo de vida mais equilibrado, sem perder o toque sofisticado e, claro, cool.
Muito mais sobre ser do que parecer, ser fiel a si mesmo, às suas escolhas e ao seu estilo pessoal. Esta tendência convida-nos a valorizar peças de roupa e hábitos que nos façam sentir bem, confortáveis e autênticos. Não se trata de adotar o look mais txa-nan, mas de compor algo que nos represente de forma genuína. Menos é mais e mais atenção ao detalhe significa viver com mais sentido.
Mas será que faz sentido, no nosso estilo pessoal?
Perguntamos nós e respondem vocês.
Às vezes as trends servem só para nos dar outros P.O.V.s. Não é porque é trend e até faz sentido que teremos de a adoptar, caso não dê match com o nosso estilo pessoal. Seria o oposto do princípio de viver com mais sentido. Se o teu estilo for more is more and less is a bore, não é por isso que não será mindful. Estás a viver o teu presente.
A autenticidade é sempre mais importante do que qualquer trend passageira. Afinal, a melhor tendência é aquela que nos faz sentir confiantes e alinhados com quem somos.
#ThGlitterDream