Já não são surpresa para ninguém as características inspiradoras da geração Z: altamente ligada ao digital, com acesso desde sempre a conhecimento global, este grupo geracional é criativo, autêntico e consciente do poder do pensamento positivo.
Graças ao rei TikTok, de cognome “impulsionador”, tornou-se popular o conceito de manifestar, que consiste em usar a intenção e a mente para concretizar algo. E que altura melhor do que o início do ano para se atrair o que mais se deseja?
Esta prática é baseada na ideia de que os nossos pensamentos e emoções podem influenciar a realidade. Basicamente, se acreditarmos muito numa coisa, na possibilidade de acontecer, acontece. Associada à Lei da Atração, envolve a crença de que aquilo que queremos já nos pertence, já está garantido, enquanto depositamos esforço, tempo e otimismo em direção a esse objetivo. Quiçá uma ramificação da fé, para quem acredita.
Tal como mencionei acima, a maior fã e adepta deste exercício é certamente a gen z, que encontrou uma série de métodos para o desenvolver. Os 3 preferidos são:
1. Scripting
Para quem prefere a escrita, esta técnica de manifestação trata-se de visualizar os desejos/objetivos e escrever sobre eles. MUITO IMPORTANTE*: tem de se escrever no presente, lembrem-se: como se já fosse nosso. Em vez de escrevermos: “Quero muito ter a minha própria casa”, devemos escrever: “Tenho a minha própria casa, tal como imaginei e sinto-me muito feliz e grata. Está decorada ao meu estilo, tem espaço mais que suficiente. Recebo aqui as pessoas que adoro e não podia estar mais realizada”, quanto mais detalhado melhor. E mais uma side note: é crucial manter um pensamento de agradecimento pela conquista, mesmo que ainda não tenha acontecido.
2. VisionBoard
Se, por outro lado, forem pessoas visuais, uma excelente alternativa são os vision boards que, tal como o nome indica, correspondem a quadros de visualização. Há quem opte pela versão digital e há quem escolha a forma old school, mas ambas funcionam: consiste em construir uma colagem com fotografias relacionadas com os desejos a realizar. As imagens devem ser realistas, como se tivéssemos sido nós a tirá-las no momento futuro em que já estamos a viver essa realidade. Mais uma vez: convencer a nossa mente de que aquilo já nos pertence. Funciona como um “mapa de sonhos” e a ideia é que esteja visível diariamente para mantermos os objetivos sempre presentes.
3. Daily Affirmations
Esta é a mais simples de todas e traduz-se em afirmações positivas e fortes que dizemos repetidamente para nós mesmos. Serve mais como um boost de confiança, permitindo-nos alinhar a nossa mente de acordo com a nossa vontade e provar ao nosso subconsciente que somos capazes de lá chegar. Não só é útil no sentido de manifestarmos os sonhos, mas também na manutenção da saúde mental, do desenvolvimento pessoal e da criação de uma visão positiva do futuro no geral.
A Geração Z tem tornado comum o conceito de manifestar e são já milhares os exemplos na app eleita para o efeito. Se o que se procuras é motivação extra, testar uma destas técnicas poderá ser boa opção. Sabemos que não existem fórmulas infalíveis, mas alinhadas com trabalho, esforço e intenção, aumentam certamente as chances de suceder. Por via das dúvidas…não custa tentar!
Beatriz Fernandes
Aluna do 2o ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian
#TheGlitterDream