Fundada em 2021 por Sarah Hamouda, a Fix Dessert Chocolatier é uma marca de sobremesas de luxo que combina sabores tradicionais do Médio Oriente com técnicas modernas de pastelaria. Ganhou destaque mundial graças a um vídeo publicado no TikTok por Maria Vehera, que conta com mais de 6 milhões de likes em que a influencer experimenta a barra de chocolate com pistácio e knafeh.
Não escondendo a satisfação, na legenda escreveu: “WOW, JUST WOW!!! Can’t explain how good these are! When a chocolate, a dessert and a piece of art meet this is what you get!”.
Mas afinal o que tem este doce de tão especial? Em primeiro, a combinação incomum de chocolate com creme de pistácio e knafeh, uma massa folhada crocante, que resulta numa mistura entre luxuoso e inovador. Em segundo, o visual atrativo e colorido que faz o produto destacar-se dos demais.
Vídeos de pessoas a provar o chocolate, reagindo à sua textura e sabor único, fizeram com que se criasse todo um hype à volta deste e, de repente, já não se fala de outra coisa. O facto da barra ser fabricada no Dubai, em pouca quantidade, atribui-lhe um sentido de exclusividade que a torna ainda mais desejada.
Em Portugal, ainda não é possível testar esta sobremesa, mas dada a elevada procura um por todo o mundo, vão surgindo versões alternativas da mesma:
- A marca Big Tablete, baseada em Lisboa, tem a reprodução que se chama mesmo Dubai Pistácio Chocolate Bar, que pode ser encomendada através do Instagram;
- A empresa Lindt, por exemplo, lançou edições limitadas inspiradas nesta criação, que unem chocolate suíço ao pistácio e knafeh;
- Também já há quem tente fazer versões caseiras através de receitas online.
O sabor, o packaging, a exclusividade e o impulso dado por plataformas como o TikTok fez com que o chocolate da Fix Dessert Chocolatier fosse cobiçado internacionalmente. Será que vale todo o hype? Só há uma forma de descobrir.
Beatriz Fernandes
Aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian
#TheGlitterDream