Ainda andamos nós a tentar não escrever 2024 nas datas e já o TikTok apareceu com uma bandeja de tendências para o novo ano. No que a moda diz respeito, já dissecamos a fisherman aesthetic, e este é o momento de explorarmos mais uma das escolhidas: o regresso do boho chic.
Na verdade, referir-me a esta trend como um “regresso” é uma afirmação um tanto subjetiva. Facto é, que para quem sempre gostou deste estilo, as peças nunca saíram do quotidiano, mas para quem, por outro lado, as deixou esconderem-se nos confins do closet depois da febre Isabel Marant em 2015, chegou a altura de as resgatar.
Associadas à natureza e descontração, estéticas como fisherman e boho chic contrariam o ritmo acelerado da vida que vivemos, promovendo uma fusão com os ideais de slow living e conexão com o mundo real. Vêm provar, mais uma vez, que a moda vai de encontro àquilo por que implora o espírito.
Franjas, folhos, botas, cintos, tachas, tecidos fluídos…TUDO o que não vai faltar neste 2025 que promete conciliar o estilo boho, romântico e descontraído como o conhecemos, com uma nova roupagem influenciada pelo digital, moderna e personalizada. Este boho chic contemporâneo é marcado por uma forte presença dos acessórios, aliado a uma outra abordagem promissora para este ano: o maximalismo.
Muito mais do que roupa, abraçar a identidade e a diversidade e rejeitar o standard e a padronização são as verdadeiras trends a emergir. Apesar de uma trend ser sempre uma trend, o que se mostra absolutamente gritante em 2025 é: being unapologetically you. Independentemente do estilo ou da estética, querem-se pessoas autênticas, reais, que acima de tudo não tenham medo de ser elas mesmas. Poderia isto ser mais glitter?
Beatriz Fernandes
Aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian
#TheGlitterDream