Afinal, o que são Constelações Familiares?

Por vezes estamos na nossa vida e está tudo dentro da normalidade, mas a normalidade parece surreal pelos padrões que temos e repetimos. Quantas vezes já dissemos “Eu? Igual à minha mãe? Nunca! Eu? Igual ao meu pai? O que seria…”. E depois, passados anos, damos conta que estamos a fazer exatamente o mesmo que eles fizeram. Nem sempre nos damos conta e até arranjamos desculpas épicas para os nossos comportamentos, mas eles estão lá.
A isso chamam-se lealdades sistémicas. Não dá como fugir delas… pelo menos até ganharmos consciência das mesmas – e mesmo assim sabe Deus, e sabem as constelações.

Temos muitos padrões repetitivos com os quais não nos identificamos, mas replicamos até ao mais ínfimo pormenor e nem sequer sabemos porquê. As constelações vem ajudar nisto mesmo.

O que são constelações familiares?
Perguntam e muito bem… é um caminho para curar as feridas emocionais, que podem vir de traumas de relacionamentos com o pai, com a mãe, podem ser sintomas ou relacionamentos tóxicos… A constelação ajuda a mostrar a origem sistémica desses sintomas e, dessa forma, ressignificar essa emoção, esse trauma, ganhando uma nova amplitude sobre a vida.

Qual é a base deste equilíbrio?
❤ Ordem… pois sem ordem não há amor. E o nosso lugar no sistema é bem claro, sou filha da minha mãe… não mãe da minha mãe…
❤ Pertencimento… pois todos nascemos dentro de um sistema familiar e esse lugar é nosso, que se goste, quer não. E há que respeitá-lo.
❤ Dar e receber… o equilíbrio dessa balança trás tanto desequilíbrio no sistema, pois traz ressentimento e dependências.

Como funcionam:
Constelações familiares em consulta individual: começamos por constelar um tema, que pode ser a relação com a mãe, com o pai, com os filhos, pode ser um sintoma, como seja, colite, ansiedade, tristeza… e a partir daí vamos usando ferramentas (no meu caso, uso bonecos) para perceber e investigar o tema proposto, para depois restabelecer a ordem e ressignificar o tema…. E desta forma a pessoa ganha amplitude sobre a vida.
Constelações em grupo? Sim, podes vir assistir e participar nas constelações das pessoas que vêm com um tema! E, desta forma, também tu constelas, pois tudo está relacionado e se participas numa constelação também a mesma se relaciona contigo.

Os benefícios:
❤ Compreensão de padrões familiares e relacionamentos problemáticos e, desta forma, conseguimos estabelecer vínculos sem o peso do sistema e ter relações mais saudáveis.
❤ Alívio de traumas e bloqueios emocionais. Quando ganhamos uma maior amplitude e uma nova perspectiva do trauma emocional já não nos deixamos influenciar pelo trauma em si e o gatilho deixa automaticamente de existir e portanto já não ressoa, evitando discussões que não levam a lado nenhum.
❤ Melhoria nos relacionamentos interpessoais e familiares, em todos os flancos… mesmo que se tenha de estabelecer um limite com uma clara distância de segurança, tudo se aceita com mais tranquilidade e por consequência as relações automaticamente melhoram.
❤ Sensação de pertencimento e reconciliação com a história familiar. A partir do momento que estamos no nosso lugar, sentimo-nos seguros para viver a vida de uma forma mais segura e tranquila. Já não entramos em competição e já não temos a necessidade de provar nada a ninguém.

Eu aconselho muito! A minha vida transformou-se em todos os sentidos. Mantenho-me igual a mim própria mas, discussões e maus estares já não existem… e as relações melhoraram em todos os sentidos!

De forma muito resumida, as constelações são uma ferramenta incrível para aumentar o nosso nível de consciência a partir do nosso Eu e ajudam na reconciliação do passado para dar permissão no presente de se viver mais tranquilo e oportunidade para construir um futuro novo sem estar condicionado e mais alinhado com a cura emocional e o auto conhecimento.

Escrito por Joana Dias
Astróloga, taróloga, terapeuta e formadora em Tarot Terapêutico, a Joana é uma luz ao fundo do túnel quando os astros parecem desalinhados em direção à nossa vida. Autora de vários livros e presença regular na televisão nacional, é também pelo Instagram que comunica com os seus mais de 26 mil seguidores que, todas as semanas, esperam ansiosamente pelas suas previsões.

#TheGlitterDream