1 de abril.

É verdade. Mais um dia das mentiras e mais uma oportunidade de construir a peta perfeita. Para que isso aconteça, há erros que não se podem cometer e que fazem corar o Pinóquio de vergonha… alheia. Aqui estão algumas dicas para não falhar:

1.       Que a mentira tenha um fundo de verdade.

Se andas a tentar engravidar há meses, então dizer que vais ser mãe pode colar. Agora, se tens 50 anos, ainda vives com a tua mãe e chamas-te Manel, talvez seja mais prudente dizer que adotaste um cato. Já dizia um estudo que 83% das mentiras baseadas em factos nunca são descobertas. (Ou será que não dizia nada disso?)

2.       Que lides bem com o que estás a contar.

Pegando ainda no exemplo anterior, se queres muito ser mãe, é capaz de não ser boa ideia ires por estes caminhos, pois a tua falsa alegria será a real alegria das tuas amigas verdadeiras e, quando elas te bombardearem com fotos de roupinhas para bebé, sugestão de nomes e fotos de minúsculas criaturas, terás que ser muito forte para não quebrar. Se calhar é melhor dizeres que partiste o pé. Ninguém costuma sugerir marcas de botas ortopédicas.

3.       Durante 24 horas, a mentira que contas é a tua verdade.

Terás de encarnar durante este dia aquele político que mentia tanto, e tão bem, que uma pessoa até duvidava se os disparates que dizia eram ou não falsos. Não vou dizer nomes, mas já dizia Sócrates que “é uma questão de pesquisarem no Google”. Conheço uma pessoa que era tão fraca nesta arte que, no dia das mentiras, quando contava o seu embuste e alguém lhe dizia “A sério?”, ela respondia “Ah… apanhaste-me. 1 de Abril”. Não sejas essa pessoa.

4.       Arranja um cúmplice.

Basta que a primeira mensagem, depois da tua publicação enganosa, diga algo como “Finalmente! Quando me contaste ontem, fiquei em choque!” para que pelo menos a dúvida razoável sobre o que disseste impere.

5.       Aguenta a poker face.

A não ser que estejas a contar uma mentira àquele que decifra as pessoas, não precisas tirar um curso no conservatório para que acreditem em ti, mas também convém manteres expressões coerentes com a mentira que contas ou, pelo menos, não demonstrar demasiadas emoções. Se tiveres dificuldades em manter a poker face pensa em quanto vais ter que pagar de IRS.

6.       Treina.

Faz como eu e treina muito durante o ano para que, quando o dia do jogo decisivo chegar, estejas em forma. Mente de maio a abril e assim perceberás as mentiras que melhor e pior funcionam. A vantagem é que as tuas amigas já nem vão associar o fato de estares a mentir ao dia em questão. A desvantagem é que, se calhar, quando esse dia chegar, já não tens amigas. Mas olha… menos gente para enganar. Eficiência.

João Pinto Costa

#TheGlitterDream