A marca portuguesa que é um sucesso no TikTok

Uma das marcas em Portugal que dá cartas quando se trata de aproveitar o poder do TikTok é definitivamente a Seasons. Conhecida pelas carteiras, é dos primeiros nomes que me vem à cabeça quando penso em empresas nacionais nesta app.

Fundada em 2023 pelas irmãs Joana e Inês, granjeou rápida popularidade e atenção, o que pode estar relacionado com o seu posicionamento no digital. A verdade é que devem ser muito poucas as girlies que nunca ouviram falar destes acessórios.

Não o digo só por ser uma Gen-Z mas, se o objetivo é crescer e aproximar-se do público mais novo, está claro que uma marca não pode abdicar da presença nesta rede. No panorama atual, todas as grandes tendências nascem do TikTok, só depois passam para o Instagram. Por isso, criar aqui o seu próprio espaço, identidade e comunidade mostra uma visão de estratégia inteligente, uma vez que é possível ganhar visibilidade de forma mais rápida (aproveitamento as trends do momento que possibilitam a viralização dos vídeos e engagement espontâneo) e assim aumentar as vendas.

Regularmente, diversos produtos ficam virais dado a fenómenos como o “TikTok made me buy it”, em que se partilham demonstrações e reviews dos mesmos. Já não é novidade a capacidade de venda de um item simplesmente por um influenciador o divulgar, contudo nesta plataforma altamente interativa ainda há outro fator: é comum que os consumidores partilhem a sua experiência de compra, o que cria um ciclo de feedback instantâneo e desperta a curiosidade de outros utilizadores.

Quantas vezes me senti tentada ou cheguei mesmo a comprar determinado artigo porque vi no TikTok? Muitas. E as icónicas malas da Seasons são um bom exemplo.

Unboxings, what’s in my bag, outfit checks e bastidores dos lançamentos de coleções são apenas alguns dos muitos conteúdos da Seasons que criam proximidade da audiência na conta que agrega, à data, mais de 13 mil seguidores.

Em resumo, é inegável que o TikTok veio revolucionar por completo a forma como as marcas comunicam com o público, capaz de fazer brilhar e prosperar negócios rapidamente. Esta marca, que trabalha com materiais e pequenas fábricas nacionais (de forma a evitar o desperdício e promover a sustentabilidade), construiu uma presença digital autêntica e criativa tornando-se, aos olhos de muitos, numa referência do marketing orgânico no país.

#TheGlitterDream

Beatriz Fernandes – Aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian.