7 trends de 2024

Chegou a altura de olhar para os últimos doze meses de 2024. E em retrospectiva, não podíamos deixar de partilhar os destaques das trends que reinaram na app preferida da Gen Z.

1. Glamour (all about leopard print)
Apesar desta ser uma tendência que, na realidade, nunca saiu de moda, a partir de janeiro o padrão leopardo tornou-se o protagonista do ano. De roupa a acessórios, seria estranho entrar no tiktok e não ter a for you repleta deste estampado. Quem já usava, continuou e quem não usava, certamente acabou por ceder.

2. “Wait, They Don’t Love You Like I Love You”
Como a app vizinha não faz sentido sem as suas danças características, um excerto da “Maps” dos Yeah Yeah Yeahs alavancou mais uma onda de vídeos virais. Acompanhada por memes ou só pela coreografia, esta música ganhou até a sua versão portuguesa: “Espera, eles não te amam como eu te amo”, mais voltada para o conteúdo de humor.

3. Brat Summer
O verão de 2024 foi marcado por este movimento inspirado no sexto e mais recente álbum de estúdio da britânica Charli XCX, “Brat”. Os fãs da cantora pintaram completamente as redes sociais de verde, o que se traduziu na moda e na cultura pop. Ousada, despreocupada e confiante: em três palavras, isto é ser brat.

4. Very demure

Foi também durante o verão que a expressão “Very demure, very mindful” invadiu os nossos vocabulários. Esta frase, retirada de um vídeo de Jools Lebron com mais de 1 milhão de likes em que, de forma satírica, a influencer explica como as pessoas se devem apresentar ao trabalho, é usada para descrever um estilo de vida consciente, comportado e recatado.

5. I Just Wanna Be Part Of Your Symphony
Para provar mais uma vez (como se fosse necessário) o poder do TikTok em fazer uma música regressar “à vida” e ao topo das tabelas, aliada a um fundo de golfinhos e arco-íris, a música “Symphony” de Zara Larsson protagonizou milhares de memes, geralmente com mensagens tristes, embaraçosas ou engraçadas para contrastar com a energia positiva da música e da imagem que a acompanha.

6. Cucumber Salad
No que a receitas diz respeito, e para além das famosas cookies, o TikTok deu palco a um snack saudável e refrescante: cucumber salads. Com imensas variações, este prato pôs a internet a comer pepino e ainda vais a tempo de fazer a tua versão.

7. Aura Points
Este conceito, que corresponde à ideia de determinadas ações e comportamentos nos fazerem “ganhar” ou “perder” aura points, também se tornou tendência através de vídeos em que os utilizadores partilham algo que fizeram ou lhes aconteceu e o associam a determinados “pontos de aura”. Ganhar um jogo, fazer algo que gostamos, ter um gut feeling certo, ser emocionalmente inteligente, respeitar o outro, arranjarmo-nos para nós próprios são tudo exemplos de coisas que nos fazem aumentar os nossos aura points. Do mais simples para o mais profundo, esta trend acaba por refletir uma consciência coletiva sobre energia pessoal e impacto social e, aqui entre nós, é a minha personal favorite.

Com o fim do ano a aproximar-se, resta-nos celebrar, comer as doze passas e aguardar pelo que o TikTok nos reserva em 2025. Cá estaremos para experimentar tudo!

Beatriz Fernandes
Aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação na FLUP e Bolseira Gulbenkian

#TheGlitterDream